Seguidores

13 de março de 2012

Projeto Meio ambiente

Resolvi fazer um projeto de meio ambiente para trabalhar com a participação dos pais. Como amo artes, resolvi propor oficina de artes reaproveitando materiais, como retalhos de tecidos, papelão, entre outros materiais. Hoje resolvi partilhar com vocês.



ESCOLA MUNICIPAL PRESIDENTE COSTA E SILVA
Professora: Débora Camargo Machado

Projeto
“Do lixo ao luxo”




APRESENTAÇÃO


A reciclagem é o reaproveitamento dos materiais como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico. As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita tratamento final, como aterramento, ou incineração.
Este projeto visa transformar e reaproveitar materiais que seriam descartados, isso utilizando algumas técnicas como pintura, crochê, bordados entre outras. Possibilitando as pessoas inscritas que utilizem diversos tipos de materiais para a confecção de suas peças.
Pensando na questão ambiental, já que muitas vezes colocamos no lixo materiais que poderiam ser reaproveitados ou transformados, esse projeto surgiu da necessidade de transformar através da arte
A arte de reciclar nesse projeto está voltada para o artesanato, pensando em oferecer orientações para pessoas inscritas nesse projeto para que possam através de sua criatividade e arte ter um acréscimo em sua renda financeira. 
JUSTIFICATIVA


Os resultados da reciclagem são expressivos tanto no campo ambiental, como nos campos econômico e social. No meio-ambiente a reciclagem pode reduzir a acumulação progressiva de lixo a produção de novos materiais, como por exemplo o papel, que exigiria o corte de mais árvores; as agressões ao solo, ar e água; entre outros tantos fatores positivos. No aspecto econômico a reciclagem contribui para a utilização mais racional dos recursos naturais e a reposição daqueles recursos que são passíveis de reaproveitamento.
A relevância deste projeto para a Comunidade  escolar é pelo fato de além de contribuir com o meio ambiente oferecer para as famílias e alunos a oportunidade de trabalhar com materiais de baixo custo e poder confeccionar suas peças para a venda, e assim contribuir na renda familiar. O trabalho com a arte pode ser realizado por todos da família e isso pode contribuir até na proximidade dos laços familiares.
Outra questão relevante é o trabalho da escola com as famílias, pois somente quando perceberem a importância da participação na vida escolar dos filhos e o porque das ações que a escola desenvolve é que vão contribuir mais efetivamente nas reuniões e tomadas de decisões.
Objetivos:

Geral:
Reforçar cada vez mais entre os alunos e a comunidade a consciência de preservação ao meio ambiente estimulando o exercício da cidadania, estimulando para transformar materiais que seriam descartados para a confecção de peças para a venda ou utilização pessoal.

Específicos:

·       Reconhecer a importância da reciclagem para a sustentabilidade ;
·       Desenvolver técnicas de arte para a confecção de peças com materiais reciclados;
·       Trabalhar com a arte de reciclar envolvendo toda a família e comunidade escolar.
·       Oferecer para as famílias oficinas de arte onde aprenderão a reaproveitar diversos tipos de materiais como tecido, lata, papelão, vidro entre outros materiais.
·       Partilhar os resultados com a apresentação e exposição das peças prontas na escola.


Metodologia


O tema Meio Ambiente já está na lista de conteúdos nos planejamentos anuais de todas as turmas da escola, portanto agora buscaremos parcerias com as famílias, onde será oferecida oficinas para o reaproveitamento dos mais diversos tipos de materiais.
As pessoas interessadas deverão se inscrever para aulas de arte, onde aprenderão as técnicas em pintura em tecido, decoupage em lata e tecido, path aplique, confecção de peças reaproveitando papelão como por exemplo na confecção de vasos, porta retrato entre outros. Reaproveitamento de tecido e técnicas de reutilização, entre outras.
No término do projeto será realizado uma apresentação e exposição na escola, e a socialização dos benefícios do projeto.


2 comentários:

  1. Oi Débora como vai?
    Fiquei muito feliz ao ver seu recadinho... quer dizer que vc é uma abelhinha disfarçada hein rsrs.
    Uma graça seu blog, achei muito legal este projeto...
    Se precisar de algo que estiver ao meu alcance por favor entrem em contato.
    um forte abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Debora, tudo bom querida!?!?
      Mas que projetão!!!
      Muito legal, bem abrangente, tomara que de certo e tenha sucesso. Essas atividades que envolvem os pais são maravilhosos, mas as vezes os pais dos alunos não participam muito o que é bem desmotivador.
      Espero que o seu esteja indo bem.
      E como assim eu sumi, sumi e não sumi..srsrs
      Eu explico: eu vim te visitar, dia 8, deixei um recadinho no seu post sobre o dia das mulheres e depois ele sumiu, isso aconteceu em outros blogs que eu ando visitando, não seu se meu comentario foi para caixa de spam do blog ou o que...
      Mas não fique desesperada, eu estou aqui e não te largo..srsrrs
      Bjs mil e fique com Deus

      Excluir